O governo do Canadá anunciou recentemente medidas para estabilizar o crescimento do número de estudantes internacionais, visando garantir uma experiência acadêmica enriquecedora e aliviar as pressões sobre serviços como habitação e saúde. O Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, Marc Miller, divulgou as iniciativas que incluem um limite máximo de admissão para autorizações de estudante internacional.
A partir de 2024, espera-se que o limite resulte em cerca de 360.000 autorizações de estudo aprovadas, representando uma redução de 35% em relação a 2023. Limites provinciais e territoriais individuais foram estabelecidos, ponderados pela população, para abordar de maneira mais significativa o crescimento insustentável em algumas regiões. Renovações de autorizações de estudo não serão afetadas, e programas de mestrado, doutorado, ensino fundamental e médio estão isentos do limite.
O governo também alterou os critérios de elegibilidade para o Programa de Autorização de Trabalho de Pós-Graduação. A partir de setembro de 2024, estudantes iniciando programas de estudos sob acordos de licenciamento curricular não serão mais elegíveis para a autorização de trabalho de pós-graduação. Por outro lado, graduados de mestrado e programas de pós-graduação de curta duração poderão solicitar uma autorização de trabalho de 3 anos.
Além disso, autorizações de trabalho abertas serão disponibilizadas apenas para cônjuges de estudantes em programas de mestrado e doutorado nas próximas semanas.
Estas medidas temporárias vigorarão por dois anos, e o governo continuará colaborando com províncias, territórios, instituições de ensino e partes interessadas para desenvolver um caminho sustentável para estudantes internacionais. O objetivo é garantir que o sistema educacional canadense seja equilibrado, oferecendo suporte adequado aos estudantes genuínos enquanto estabiliza o número global de estudantes e os recursos nacionais.
O Ministro Marc Miller destacou a importância dos estudantes internacionais para o Canadá e enfatizou o compromisso em alcançar um equilíbrio que garanta a integridade do sistema de imigração, ao mesmo tempo que prepara os estudantes para o sucesso.
– O Honorável Marc Miller, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania
“Os estudantes internacionais são vitais para o Canadá e enriquecem nossas comunidades. Como tal, temos a obrigação de garantir que têm acesso aos recursos de que necessitam para uma experiência académica enriquecedora. No Canadá, hoje, nem sempre é esse o caso. Hoje, anunciamos medidas adicionais para proteger um sistema que se tornou tão lucrativo que abriu caminho ao seu abuso. Já é suficiente. Através das medidas decisivas anunciadas hoje, estamos a alcançar o equilíbrio certo para o Canadá e a garantir a integridade do nosso sistema de imigração, ao mesmo tempo que preparamos os estudantes para o sucesso que esperam.”